Quer começar o ano bem? Passo 03: CRIE BONS HÁBITOS

Hábitos ruins são substituídos com a criação de novos e bons hábitos!

 

Quer mudar, começar o ano bem e não sabe por onde? comece por aqui!

 

Veja também os passos: 0102, 04, 05 e 06.

 

Não adianta limpar ambientes, a mente e continuar agindo da mesma forma, não é mesmo? Se você quer uma vida diferente, TEM que ser diferente e, para isso, é importante construir novos e bons hábitos!

 

Muitas vezes desempenhamos nossas atividades de forma tão automática que nem nos damos conta dos hábitos ruins que estamos cultivando. Então, nada melhor do que tomarmos consciência daqueles que decidimos criar.

 

I – Escolha um hábito que deseja reprogramar:

 

De forma bem simples e resumida, o primeiro passo na construção de novos hábitos é identificar aqueles que desejamos eliminar. Desses, escolha o que considera mais importante para focar. Afinal, se já é desafiador reprogramar um hábito, imagine vários ao mesmo tempo?!

 

II – Entenda como seu hábito funciona:

 

1 – Gatilho (s): o que acontece e/ou como você está se sentindo antes de produzir o mesmo comportamento?

2 – Recompensa (s): o que você sente e o que ganha ao praticar esse hábito?

 

Algumas pessoas, por exemplo, comem, fumam ou tomam café quando se sentem entediadas e encontram nesses hábitos uma forma de relaxar ou se estimularem para poderem voltar à rotina.

 

Observe que muito dos nossos hábitos sabotadores são “recadinhos” do nosso inconsciente ou reflexos de nossas crenças. A vontade de comer em excesso pode, por exemplo, ser uma forma que encontramos para satisfazer a necessidade de ter certeza e conforto. Por isso, o processo de autoconhecimento é tão importante também na eliminação de hábitos sabotadores.

 

III – Crie um plano de ação e pague o preço da transformação:

 

Então, escolhido o hábito a ser modificado, identificado o (s) gatilho (s) e a (s) recompensa (s), é importante criar um plano de ação para reprogramar o antigo hábito e estar disposto (a) a pagar o preço da mudança.

 

Se ligue: Criar hábitos é diferente de se forçar a gostar de coisas que você odeia e que não fazem sentido para você.

 

💡💡 Dicas:

AJA! 

✔️ Comece com pequenas ações;
✔️ Seja paciente com você;
✔️ Estabeleça prazos realistas.

 

PLANO DE AÇÃO 

(Anote no seu caderninho)

 

hábitos

1 – Qual hábito irá mudar?
2 – Quais ações adotará quando o (s) gatilho (s) for (em) disparado (s)?
3 – De que forma obterá a mesma recompensa do hábito anterior?
4 – Descreva o novo hábito em detalhes:
5 – Feche os olhos e se visualize praticando o novo hábito. Perceba como se sente e o que ganha.

 

O modo como pensamos, as decisões que tomamos e os hábitos que construímos criam a nossa realidade. Essa responsabilidade é sua e de mais ninguém! Então, cultive bons pensamentos, tome decisões conscientes e construa bons hábitos.

Ah! e o mais importante, tenha paciência com você!

Veja também os passos: 0102, 04, 05 e 06.

 

 

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