COMO DESENVOLVER O PODER PESSOAL?

DESENVOLVENDO O PODER PESSOAL

 


Para desenvolvermos o nosso poder pessoal e caminharmos de forma mais fluida e focada na direção dos nossos sonhos, metas e objetivos, é importante trabalharmos continuamente os pontos fracos da nossa personalidade.

 

Escrevi em outro post sobre a inveja. Esse sentimento, segundo Napoleon Hill, na sua obra A Lei do Triunfo, é um dos “pontos fracos da personalidade” que as pessoas devem “corrigir” antes de trilharem a estrada do triunfo. Além da inveja, Napoleon também destaca os seguintes:cupidez, violência, desconfiança, espírito de vingança, egoísmo, a tendência para desejar colher onde ainda não se semeou e o hábito de gastar mais do que se ganha.

 

A esses eu acrescentos mais três pontos da personalidade a serem trabalhados: vitimização, orgulho e ressentimento.

 

 

I – VITIMIZAÇÃO

 

A vitimização acontece quando colocamos no outro ou nas circunstâncias externas a responsabilidade pelo que, de ruim ou de bom, nos acontece.

 

 

Veja também: e de quem é a culpa?

 

 

Cultivar esse estado pode nos levar, entre outras coisas, a tirar o foco de nós e colocar no outro. A reclamação, crítica e julgamento passam a ser uma constante, nos afastando, cada vez mais, do que queremos, de quem somos e do que realmente nos importa.

 

 

VOCÊ PODE RECLAMAR DO QUE NÃO ESTÁ BOM OU FOCAR NAQUILO QUE VOCÊ PODE COMEÇAR A MUDAR AGORA!

 

 

Autorresponsabilização é um passo importante que devemos dar na direção da mudança. Quando assumimos a responsabilidade pelo que, de bom ou ruim, nos acontece tomamos de volta parte importante do nosso poder interior.

 

♥ ♥ ♥  AFIRMAÇÃO:  A felicidade e tudo o que necessito já estão em mim. Eu me responsabilizo por tudo o que me acontece.

 

II. ORGULHO

 

 


Sabe aquele orgulho que nos prejudica? Que nos faz acreditar que não precisamos de ninguém, que nos bastamos sozinhos? Quando não pedimos ou aceitamos ajuda por acreditarmos que do nosso jeito é sempre melhor ou porque, no fundo, não nos sentimos merecedores?

 

 

É desse tipo de orgulho que estou falando.

 

 

O orgulho impede ou dificulta o processo do perdão, a troca com outras pessoas e que possamos exercer o amor incondicional. Construímos uma enorme bolha de proteção ao nosso redor e, mesmo que estejamos rodeados de pessoas, a solidão e a sensação de vazio se tornam zonas “confortáveis”.

 

 

Cultivar o orgulho, em menor ou maior grau, é alimentar o ego e não ganhamos nada com isso.

 

 

Não pedir ou aceitar ajuda pode ser, entre outras coisas, o reflexo da crença de não merecimento ecoando. Nesses casos, você pode trabalhar, por exemplo, o autoamor e autoaceitação, limpando as memórias de não merecimento com ferramentas como a reprogramação mental, Ho’oponopono ou Theta Healing.

 

 

 

A VIDA NOS ENVIA PRESENTES POR MEIO DE PESSOAS E CIRCUNSTÂNCIAS INESPERADAS. SINTA-SE MERECEDORA E MAIS LHES SERÁ DADO.

 

 

♥ ♥ ♥  AFIRMAÇÃO:  Eu aceito e mereço tudo de melhor que a vida está me enviando. 

 

III. RESSENTIMENTO

 

 

 

Para mim, é um dos pontos mais importantes a serem trabalhados.

 

 

Ressentir é sentir novamente ou de uma nova forma sentimentos, emoções negativas. o ressentimento pode se apresentar como mágoa, pena, indiferença, raiva, rancor, remorso, ódio, implicância, tristeza, entre outros.

 

 

Esses sentimentos tiram o nosso poder pessoal, colocando-o em circunstâncias, acontecimentos ou pessoas. Ou seja, não nos responsabilizarmos pelo que nos acontece é colocar as rédeas das nossas vidas nas mãos de fatores externos, de outras pessoas,  saindo do estado de presença. Permanecemos naquele padrão de vítimas.

 

 

Além disso, ninguém muda ninguém, não verdade? Nós até podemos apoiar pessoas nos seus processos de autotransformação. Mas, a transformação só será possível se existir nela a vontade real de mudar.

 

Como começar a trabalhar o ressentimento?

 

 

Sempre que sentir um desconforto emocional  em relação a alguém ou uma situação, cancele imediatamente a crítica ou julgamento que vier à sua mente e pense: o que eu aprendi com isso? O que essa situação ou pessoa está me ensinando? está refletindo uma parte de mim? o que posso mudar em mim a partir desse (s) ensinamento (s) e reflexões?

 

 

O ressentimento é curado quando entendemos o propósito do que nos aconteceu, nos responsabilizamos pelo que nos incomoda e perdoando tudo o que estiver envolvido na situação.

 

Além da vitimização, do orgulho e do ressentimento há muito pontos da nossa personalidade a serem trabalhados. Afinal, é para isso que estamos aqui, não?!! Para aprender com os nossos erros e enxergar no outro os nossos defeitos e falhas. Para crescer, nos desenvolver, compartilhar e nos tornando pessoas mais evoluídas.


♥ ♥ ♥ AFIRMAÇÃO: Eu me perdoo a mim mesmo (a) e a todos que ressentia por tudo o que necessite ser perdoado. Sou livre, sou livre, sou livre.

 

PODER PESSOAL: MUDE A LENTE

 

Se algo na sua vida não anda bem, você já fez tudo de melhor que poderia fazer e, ainda sim, nada mudou, investigue os seus sentimentos. Pense que crenças ou ressentimentos ainda não foram liberados e trabalhe com foco nisso.

 

 

No processo de crescimento profissional, independe da área de atuação, é importante que lapidemos a nossa personalidade, tornando-a mais agradável. E, para isso, é fundamental passarmos por um processo de autoconhecimento, aprendendo a gerenciar as nossas emoções para melhorar o desempenho profissional e pessoal, conquistando uma mente livre e criativa.

 

 

Quando nos liberamos dos ressentimentos e compreendemos que nós e os nossos semelhantes estamos aqui para aprender, que errar faz parte do caminho, e que todos temos pontos fracos da personalidade a serem melhorados, a caminhada fica mais leve.

 

Fez sentido para você? Lembre-se de curtir e compartilhar!

Clique AQUI para conhecer mais sobre os meus programas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal!

Faça o que ama ou ame o que faz, seja feliz, volte sempre aqui e continue brilhando! 🌟 🌟

 

Renata Rocha 🌟

 

Veja também:

 

COACHING É PARA VOCÊ?

PROPÓSITO DE VIDA: 7 PASSOS PARA SE RECONECTAR COM O SEU

HO’OPONOPONO: AUTOCURA E LIBERTAÇÃO EMOCIONAL

COMO COMEÇAR A MEDITAR EM 5 PASSOS SIMPLES

CARREIRA: VOCÊ SE SENTE REALIZADO (A) PROFISSIONALMENTE?

 

 

Baixe AQUI a ferramenta de realização profissional.

 

EM PODCAST




 

Meditação guiada 01 – Afirmações para o dia a dia  AQUI.

Meditação com Ho’oponopono da manhã AQUI.

 


 

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é protegida por Lei.
Para usar este texto entre em contato com a autora
.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4148188

318 798

 

 

Comments

comments