HO’OPONOPONO: AUTOCURA E LIBERTAÇÃO EMOCIONAL

Autocura e libertação emocional com o ho’oponopono

 

Baixe AQUI o áudio com a oração do ho’oponopono na forma breve com petição de encerramento.

 


Baixe AQUI a meditação da manhã com ho’oponopono.

 

 

 

“O ho’oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. O processo diz essencialmente respeito à liberdade, à completa liberdade em relação ao passado”. Joe Vitale, Limite Zero

 


Eu descobri o Ho’oponopono, por acaso, no youtube. E, para mim, fez todo sentido. Iniciando minhas pesquisas a respeito do assunto,  cheguei ao livro Limite Zero, de Joe Vitale. A partir dessa leitura, comecei a entender um pouco melhor sobre a proposta do ho’oponopono, que passou a fazer ainda mais sentido depois que participei do seminário da Regina Tavares.

 

 

Ho'oponopono
Seminário de Ho’oponopono Alegria da Alma, de Regina Tavares, com a colaboração de Murilo Paes.

 


O QUE É E COMO APLICAR O HO’OPONOPONO?

 

“Por trás de uma situação difícil, podem se esconder muitas memórias erradas. É somente quando todas essas memórias tiverem sido apagadas que a situação vivenciada melhorará”. Jean Graciet

 

 


O Ho’oponopono é um método de cura, uma filosofia de vida, uma forma de encararmos o que nos acontece com plena responsabilidade, exercitando, continuamente, o autoamor, o perdão e o autoperdão. É um processo que nos auxilia a liberar, deixar ir memórias, crenças que nos aprisionam em sentimentos, pensamentos e/ou ideias distorcidas da realidade.

A prática do ho’oponopono consiste na repetição de quatro frases: “sinto muito; me perdoe; te amo; sou grato (a)”. A ordem não importa muito, assim como, também é possível limpar memórias apenas repetindo “eu te amo”, “te amo, sou grato (a)”. Ou seja, como fizer mais sentido para você.

 

“Re, e quantas vezes por dia eu devo repetir as frases?” Quanto quiser. De preferência, todo o tempo. Permita que fiquem “rodando” no seu subconsciente, limpando as memórias, até que se sinta em paz.

 

Sempre que, por exemplo, algo te incomodar, produzir algum desconforto emocional ou fizer com que você fique relembrando de momentos infelizes, repita, mentalmente ou em voz alta, as frases do ho’oponopono: sinto muito; me perdoe; te amo; sou grato (a)”.

 

 

ho'oponopono
Sinto Muito. Me Perdoe. Te Amo. Sou Grata.

 

HO’OPONOPONO: LIMPE MEMÓRIAS E REENCONTRE A PAZ INTERIOR

Limpar memórias é sair da posição de vítima, assumindo a condução da própria vida com amor e desapego. Significa que, se algo no outro nos incomoda, a limpeza começa em nós.

 

É nossa responsabilidade não permitir que aquilo que acontece fora, no mundo exterior, comprometa a nossa paz interior.

 

“O seu estado emocional é o seu estado vibratório. As suas vibrações dão origem aos famosos espelhos, os outros. E a reação deles não é nada mais além de um eco do seu estado interior”. Nathalie Bodin

 

 


Assim, se alguém lhe ofende ou alguma situação lhe incomoda, provocando desconforto, significa que existem crenças para serem limpas. Então, limpe. Só depende de você!!


É um processo simples, porém, não é fácil. Exige comprometimento e consistência, uma vez que não termina nunca. Limpar memórias é algo que temos a possibilidade e responsabilidade de fazer a todo momento.

 

E DE ONDE VEM, COMO SURGIU?

 

O Ho’oponopono, de forma bem resumida, era, na sua forma tradicional, utilizado para resolver conflitos familiares ou de relacionamento pelas populações dos vilarejos situados nas ilhas do Havaí. No ritual, mediado por um membro graduado, todos os envolvidos deveriam estar fisicamente presentes, para que, com a resolução da questão, se alcançasse a reconciliação e o perdão.


A técnica do ho’oponopono, no entanto, foi modificada posteriormente por Morrnah Simeona Nalamaku, para quem cada indivíduo pode, sozinho, conduzir o seu processo de limpeza de memórias. Essa nova forma de acessar a “Divindade” que está em nós, chamado de  “Ho’oponopono da Identidade Própria”, tem servido de inspiração e norte para o ho’oponopono praticado atualmente.


Essa filosofia milenar passou a ser mais difundida a partir de Ihaleakala Hew Len, mais conhecido por Dr. Len, que aprendeu a técnica com Morrnah Simeona. O livro limite zero, de Joe Vitale, um dos autores do livro O Segredo, conta um pouco da história de vida do Dr. Len e como ele aplica o ho’oponopono.


Uma narrativa bem interessante é a de quando Dr. Len utilizou o ho’oponopono no trabalho que realizou com criminosos dementes da ala psiquiátrica do Hawaii State Hospital. Nos três anos que desenvolveu suas atividades nesse hospital, nunca atendeu os pacientes pessoalmente, não tendo realizado consultas. Apenas analisava as fichas. Segundo Dr. Len, ele purificava nele o que compartilhava com os doentes, repetindo sem parar ‘Sinto muito’ e ‘Eu te amo”.


Após alguns meses, o hospital ficou da seguinte forma, segundo narrativa de Joe:

 


“Passados alguns meses, pacientes que tinham estado algemados estavam tendo permissão para andar livremente”, me disse ele. “Outros que estavam tomando forte medicação estavam recebendo doses menores dos remédios. E os que tinham sido considerados como não tendo a menor chance de um dia ir embora estavam sendo liberados.”

Eu estava aturdido.

“Além disso”, prosseguiu ele, “a equipe passou a gostar de ir trabalhar. O absenteísmo e a rotatividade desapareceram. Acabamos ficando com mais gente do que precisávamos, porque os pacientes estavam tendo alta e todos os membros da equipe estavam indo trabalhar diariamente. Hoje, aquela ala está fechada.” Joe Vitale, Limite Zero.

O HO’OPONOPONO É PARA MIM?

 

 

“O passado dos seres humanos os deixa mais pesados. Quando sentissem estresse ou medo, eles deveriam olhar para dentro de si mesmos. Constatariam então que a causa do mal-estar que os atormenta provem de uma de suas memórias. Bastaria então apagá-la para que o estresse e o medo desaparecessem”. Luc Bodin

 

É para todas as pessoas que querem estar no presente, livres dos pensamentos repetitivos e indesejados trazidos pelas memórias. Para quem quer exercitar o perdão e o autoperdão, se autorresponsabilizando por todas as coisas que acontecem em suas vidas.


Pelo que pude entender, a tarefa mais importante no processo do Ho’oponopono é o autoamor. Se amar é a melhor forma de você se aprimorar e, consequentemente, melhorar a sua vida.


Não há nada fora para ser curado ou consertado. Se quer promover a transformação em algo ou alguém, o processo começa em você. Se amando e se curando, limpando as crenças que o impede de atingir o próximo nível e estar em paz.

Veja também: Coaching é para você? 


“O passado não é a sua vida, mas uma pedra dentre tantas outras que serviram para o seu progresso. Quanto ao futuro, ele está, antes de tudo, no seu imaginário, antes de adquirir forma”. Nathalie Bodin.

 

 

O ho’oponopono não é uma religião. Pode e deve ser praticado por qualquer pessoa que deseje estar em paz consigo e com os outros, se libertando de memórias dolorosas e limitantes. E, acessando o estado de paz, no zero absoluto, é possível obter a cura, ter novas ideias e encontrar soluções para os desafios que a vida nos apresenta todos os dias.

 

Você não é o seu passado, as coisas ruins que lhe aconteceram. Você é aquilo que acredita ser, então, DECIDA ser VOCÊ na sua melhor versão.


Comece se amando e se aceitando exatamente como é. Você é um ser divino, com dons únicos e isso é o suficiente.


Resgate o que há de melhor em você e ofereça para o mundo. Compartilhe a sua luz, o seu sorriso e a sua felicidade, pois juntos somos um.


A mudança e a paz começam em você!


Você brilha! 🌟 

 


ORAÇÕES DO HO’OPONOPONO

 

Morrnahh criou algumas orações que nos auxiliam no processo de limpeza. No youtube você encontra diversas orações gravadas. Gosto e sempre indico os vídeos da Regina Tavares. Compartilho aqui as minhas preferidas e alguns áudios que gravo para mim . Como eles são mais curtos, fica mais fácil de ouvir várias vezes durante o dia.

 

Você pode baixar os áudios e as imagens se desejar! Me fala, também, se quiser alguma oração em especial, combinado? Em breve, compartilho aqui no blog as minhas meditações. 

 

Ho'oponopono
Ho’oponopono – Oração Original

 

 

ho'oponopono
Prece de Purificação

 

Baixe as duas orações AQUI.

ho'oponopono
Petição de Encerramento – A paz do “EU”

 

Veja também: MEDITAÇÃO GUIADA – Afirmações para o dia a dia 01

Baixe o áudio AQUI

 

 

 

<iframe width=”100%” height=”450″ scrolling=”no” frameborder=”no” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/339626687&color=00aabb&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true”>

_______________________________

Fez sentido para você? Lembre-se de curtir e compartilhar!


Clique AQUI para conhecer mais sobre os meus programas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal!


Faça o que ama ou ame o que faz, seja feliz, volte sempre aqui e continue brilhando! 🌟 🌟

 

 

Renata Rocha 🌟 

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é protegida por Lei.
Para usar este texto entre em contato com a autora
.

 

________________________________

 

GRACIET, Jean.; BODIN, Luc.; BODIN, Nathalie; Tradução de Stephania Matousek. O grande livro do Ho’oponopono: sabedoria havaiana de cura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

 

 

VITALE,Joe / LEN,Ihaleakala Hew. Limite Zero. Petrópolis, RJ: Rocco.

 

 

 

4148188

419 488 71

1231115025

Comments

comments

4 thoughts on “HO’OPONOPONO: AUTOCURA E LIBERTAÇÃO EMOCIONAL

  1. Olá. Parabéns pelo trabalho! muito bonito seu site… sobre o hooponopono você poderia citar algum exemplo de uma situação transformada com o uso da meditação? obrigado e parabéns

    1. Olá, Márcio, tudo bem?! Obrigada pela visita! Eu posso citar, inicialmente, um exemplo meu. rs A prática do ho’oponopono tem me permitido limpar memórias e estar mais consciente das minhas escolhas e atitudes. A lidar melhor com situações que me causam algum desconforto emocional, melhorando a minha vibração durando o dia. A me responsabilizar por tudo que me acontece, compreendendo como estou me sentindo e como decido me sentir. Sempre que um pensamento, sentimento ou sensação ruim me incomoda, eu não me permito mais ficar neles. Eu limpo e troco por pensamentos, sentimentos e sensações que são melhores para mim. Não é um processo fácil, pois exige muita disciplina e vigilância. Eu acordo e durmo repetindo as palavras: sinto muito, me perdoe, te amo e sou grata. As transformações, na minha vida e na vida de quem pratica, vão acontecendo no tempo devido. Eu não pratico o ho’oponopono para conseguir algo específico. Eu tiro o ego do controle e me ocupo somente em me permitir estar bem, apesar do que esteja acontecendo. Isso, para mim, é uma grande transformação. O resto é consequência. No seminário que participei diversas pessoas deram depoimentos, inclusive, de cura, com o ho’oponopono. Você já assistiu os vídeos da Regina Tavares no youtube? Eu gosto muito! Aqui no post tem as orações em áudio e imagem para baixar, caso deseje. Se fizer sentido para você, Márcio, comece a praticar.

      Gratidão, volte sempre aqui e continue brilhando!!!

  2. Oi Renata. Tudo Bem?

    Que legal. Muito Bom seu conteúdo.

    Esse estilo de Vida que é o Ho’oponopono Liberta! Espero que faça tão Bem a outras pessoas como está fazendo a mim. Permanecer no presente é um ótimo presente que nos damos.

    Parabéns pela iniciativa de divulgar, propagar esse método de Viver em Paz.

    Sinto muito…
    Por favor, me perdoe…
    Eu te amo…
    Sou grato…

    1. Olá, Junior, tudo ótimo!!!
      Muito obrigada!!! Esse feedback é sempre muito importante!!!
      Te amo e sou grata!!!
      Um excelente final de semana, volte sempre aqui e continue brilhando!!!